“Você paga para ser garoto (a) propaganda das grandes marcas de roupas.” Alessandro Rocha Silva
Estávamos conversando e essas palavras saíram da boca de meu amigo. Uma frase breve, porém muito clara. Não é preciso ser nenhum gênio para interpretá-la de uma maneira correta.
O que ocorre é que “nós” estamos super valorizando a MODA (só pode ser isso). Tá certo que curto uma ou outra camisa da NIKE, e também que dá status para quem desfila com elas por aí. Não quero dizer que isso está errado, quem sou eu para declarar isso?
Bem, moda é a tendência de consumo da atualidade. A MODA é composta de diversos estilos que podem ter sido influenciados sob vários aspectos. Acompanha o vestuário e o tempo, que se integra ao simples uso das roupas no dia-a-dia. É uma forma passageira e facilmente mutável de se comportar e sobretudo de se vestir ou pentear.
Mas hoje tem uma coisa que me deixa “puto” para caramba, o MODISMO, aquela tedência de comprar, fazer, falar e ser o que todos são no momento, assim como um indivíduo sem idéias formadas ou concretas vê um grupo de pessoas (e fica atraído pelo estilo que esse grupo adotou, porque é mais atual, ou quer aparecer), enfim, vê um monte de "indivíduos" sendo todos do mesmo jeito, mesmas roupas, mesmo corte de cabelo, mesmo jeito de falar, e também vê que todos gostam deles, então o nosso fraco camarada corre e faz de tudo pra ser igual aos outros, assim ele irá ser venerado, aí ele passa a se vestir igual a todos, a usar o mesmo cabelo e torna-se do jeito que os outros querem e que nem sempre o que ele realmente quer ser.
Não vou tocar muito na ferida em que a sociedade é muito influenciada neste ponto, mas o MODISMO detona com as idéias das pessoas, você pode até não perceber, mas essa é uma das maiores armas do capitalismo, pois a partir dele o sistema manipula as idéias da massa.
Uma coisa que acho engraçada e fútil nesse mundo em que somos “contra” o CAPITALISMO, (pois deve existir um jeito melhor de tratar as coisas) possa haver gente dentro de movimentos contra o CAPITALISMO que imitam os caras de quem são contra! Você acredita? Justamente para gostarem dele, e passa a ser o que os verdadeiros adeptos são, mas não tem as mesmas idéias, gosta de ser diferente, só pra aparecer pros outros. E isso é o que estraga e detona a rebelião, é o que acho engraçado para caramba, e a mídia sabe demais usar isso em favor dela, pega “esses” e os utiliza para destruir a imagem do movimento.
Não estou pedindo para que não curta o que curta.
Só estou suplicando um pouco que comece fazer o que queria fazer.
Só aparecer, só imitar?... Putz. Isso não é o que vale.
FONTE: Wikipedia
http://www.angelfire.com/
By: Herbert Ben